Aldeia Indígena Pataxó Mata Medonha

Categoria:

História e Cultura

Provenientes da região do Monte Pascoal, a aldeia está localizada ao norte de Santa Cruz Cabrália, no distrito de Santo Antônio, e é habitada também pela etnia Pataxó.
Um passeio pela mata dá início à visita na Mata Medonha. O nome da aldeia se deu por conta da vegetação densa, que faz com que o local ‘escureça’ antes do pôr-do-sol. Segundo informações dos próprios moradores, a partir do meio da tarde, antigamente era necessário o uso de iluminação para adentrar a mata. E é dentro dela que os guias ensinam sobre a função da mata, os poderes medicinais das plantas e a convivência com a mãe-natureza. Animais silvestres também podem ser
avistados no local. Um adendo para as explicações e para as informações de como funcionam as arapucas utilizadas na caça, que se tornarão alimento para a tribo.

Chegando à uma clareira, um quijeme aguarda os visitantes para uma palestra sobre costumes e a vida na comunidade indígena. O passeio ainda tem um banho de rio e a visitação a uma farinheira, onde a mandioca é transformada em farinha, beiju e puba que servirão de alimento aos indígenas e que também trazem renda à comunidade, com a venda desses produtos. Lá também é um local para se conhecer curiosidades sobre a nossa linguagem e ouvir histórias. Destaque para o banho de ervas, que tem como função *limpar o espírito*.

HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO

Outras Experiências

História e Cultura
marco_primeiramissa
Marco da 1ª Missa
Lazer e Entretenimento
1
Royal Charlotte
História e Cultura
igreja_01
Igreja de Nossa Senhora da Conceição
Natureza
mergulho_01
Mergulho
História e Cultura
igreja_01
História
História e Cultura
capa_centrohistorico
Centro Histórico
Lazer e Entretenimento
Praia de Coroa
Praia de Coroa Vermelha
Natureza
Guaiu_01
Rio Mutari
História e Cultura
outacapaseila
Aldeia Indígena Pataxó Nova Coroa
História e Cultura
Mirawe_02
Cultura
Eventos
santuario_01
Destino de Casamentos
Natureza
Rio-Joao-Tiba
Rio João de Tiba