O Rio João de Tiba, nasce na Serra dos Aimorés, na divisa da Bahia com o Estado de Minas Gerais, a 135km de onde encontra suas águas escuras e calmas com o mar de Santa Cruz Cabrália. Cartão postal do município, o Rio é de vital importância para a região e meio de sobrevivência dos pescadores locais e habitat de caranguejos, aratus e da garça azul.
Navegando pelo estuário do Rio João de Tiba, você vai se sentir dentro de um quadro, cuja pintura é a própria natureza.
Navegar pelo Rio João de Tiba é imergir em um espaço de reflexão. Já pensou quantas histórias esse rio tem pra contar. Berço de peixes que alimentam a população ribeirinha, é ele também, ponte para Santo André, Santo Antônio e Guaiú. Indo e vindo, as balsas levam histórias, personagens e pessoas. Nessa travessia, não é raro ver pescadores e a dança de suas tarrafas.
O rio também abriga ilhas. A mais conhecida delas é a Ilha dos Doces, onde o produto é feito artesanalmente e rende uma experiência fantástica, um atrativo à parte.
O local também é muito conhecido pelo seu poder recreativo – os passeios fluviais e descidas de caiaque, e pelo seu banho de lama no manguezal, um dos ecossistemas mais completos do planeta.