As inúmeras aldeias indígenas Pataxó do Berço da civilização Brasileira, impressionam pela beleza e história e são abertas à visitação.
O que dizer dessa experiência única? Um mergulho em um mundo de cultura e tradições milenares e mais: o passeio abre a oportunidade de ver a realidade dos indígenas, povos que vivem aqui.
É um turismo de imersão, conhecendo o artesanato, que vai de enfeites e bijuterias a utensílios de cozinha; passando pela rica gastronomia e tradições orais; e suas vivências, seja explicando como fazer e utilizar as armadilhas para a caça e a pesca, seja dando receitas de chás e infusões para uma vida saudável ou ouvindo a História contada por quem, de fato, a viveu, ou ainda provando a culinária que deixa de ser somente para alimentar o corpo – alimenta a alma de ancestralidade e de sabores.
Destaque para a receita Pataxó do peixe assado na folha da Patioba, uma espécie de palmeira, muito comum em áreas de Mata Atlântica. As apresentações, música e cultura são parte ritualística desses encontros.